18 de jan. de 2010

Dicas de Cerveja 2!




1. Ela sai pronta da cervejaria: não pede, portanto, envelhecimento. Quanto mais jovem, melhor será seu sabor.

2. Guarde as garrafas de pé, em lugar fresco e sem sol, para evitar oxidação prematura.

3. Resfrie na geladeira, sem pressa. Não coloque no freezer, pois a violência do congelamento prejudica o sabor.

4. A temperatura ideal para beber as do tipo pilsen é entre os 4 e 6 graus. “Estupidamente gelada”, como se diz, ou seja, próxima do congelamento, prejudica a formação de espuma e as papilas gustativas.

5. Tulipas e canecas pequenas, de cristal, são as ideais, pois mantêm melhor a espuma e a temperatura. Evite aquelas horríveis canecas de alumínio, que tiram o prazer de apreciar o estimulante e brilhante líquido dourado.

6. Tomar cerveja sem colarinho é uma heresia. Dois dedos de espuma são o ideal para reter o aroma e evitar a liberação do gás carbônico.

7. Copo previamente gelado deve ter seu interior passado em água corrente, antes de servir a bebida. Isso elimina os cristais de gelo que se formam no copo, deixando suas paredes lisas, para que a cerveja desça macia.

8. Faz bem à saúde. Com 90% de água, a bebida hidrata o corpo. E com apenas 3 a 5 graus de álcool, como as do tipo pilsen, a cerveja reativa o metabolismo — quando ingerida moderadamente. Além disso, é rica em vitaminas, carboidratos, proteínas e aminoácidos.

9. Cerveja não engorda. É folclore associar 80 calorias de um copo de 200 ml com a formação de barriga. Os acompanhamentos gordurosos em exagero é que engordam. É claro que, se você tomar grandes quantidades diárias, acabará ganhando alguns quilinhos a mais.

3 comentários:

  1. Anônimo20:07:00

    Quanta frescura... O negócio é Antártca quente, no copo de plástico.

    ResponderExcluir
  2. Muita frescura, mas deve ser eficiente...eu prefiro mesmo uma breja no copo americano (aquele de botecos). Ofensivo por Natureza atualizado! http://ofensivopornatureza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Anônimo22:10:00

    Muita frescura para uma bebida tão comum. O negócio é beber direto da garrafa, YES! Mas apesar disso, gostei das dicas!

    ResponderExcluir